Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

11 ideias de brindes para clientes + dicas extras — O Guia Completo

0 comentarios 11 de Abril, 2022 Por Km Brindes

Fidelizar e valorizar seus clientes é algo muito importante para qualquer tipo de empresa. Sem os clientes, a empresa não sobrevive. E sem um trabalho de retenção dos clientes, tudo fica ainda mais difícil.

Neste post, abordaremos um tema que será de grande ajuda para você e sua empresa continuarem crescendo e se destacando da concorrência: como os brindes podem te ajudar a reter e satisfazer seus clientes. Além disso, daremos dicas de que tipos de brindes você pode distribuir para seus clientes, em diferentes nichos e situações diferentes, e ideias de brindes para clientes.

Vamos começar do começo.

 
O que veremos neste post (clique para ir ao tópico):

⇒ Por que dar brindes para seus clientes?

Será que os brindes não estão antiquados?

O que entender antes de distribuir brindes para seus clientes

Brindes relacionados à datas e eventos

Brindes para empresas de nichos específicos

Ideias de brindes para clientes


 

Por que dar brindes para seus clientes?

 
Os brindes são uma maneira muito eficaz dentre as várias formas que uma empresa pode tentar fidelizar e agradar seus clientes.

Podem ser oferecidos cupons de desconto para a primeira compra.

Podem ser oferecidos descontos a partir de tantas peças ou de tal valor.

Podem ser realizados sorteios entre as pessoas que compram/fazem negócios frequentemente com sua empresa.

Entre outras possibilidades. Uma dessas outras possibilidades são os brindes personalizados.

Enquanto os cupons e outros envolvem uma perda de lucro da empresa, o brinde personalizado para seus clientes é como que um investimento.

Como abordaremos, os brindes não precisam ser muito caros ou sofisticados, mas tem que ter valor aos olhos de seus clientes.

Assim sendo, os brindes são uma maneira eficaz de mimar seus clientes e fidelizá-los.

Outro ponto para se determinar a importância dos brindes é que todos nós gostamos de receber um presente de alguém; com seus clientes, não é diferente.

Aqueles que recebem um presente ou brinde de uma empresa podem vir a se tornar fãs da marca, e com certeza terão chances bem maiores de voltar a fazer negócios no futuro.

Esses clientes, por terem criado uma conexão com Sua Marca, ficam mais propensos a procurarem sua empresa primeiro quando precisarem de algum produto/serviço, e também tendem a buscar menos orçamentos na concorrência — aumentando assim as chances de negócio com sua empresa.

Diante desses pontos, os brindes personalizados são realmente uma maneira eficaz de passar pela barreira de ser julgado apenas pelo preço do seu serviço ou produto, criando assim uma relação de confiança entre seu cliente e você.

E, obviamente, para que os brindes possuam a máxima eficácia é necessário que sejam personalizados com Sua Marca.

Afinal, se não estiverem personalizados, como seus clientes vão se lembrar que quem os presenteou foi sua empresa? Com certeza seria bem difícil, ainda mais quanto mais tempo passasse.

Outro motivo para personalizar seus brindes é manter Sua Logo na mente de seus clientes. Quando eles possuem um brinde que utilizam no seu dia a dia e ele está personalizado com Sua Logo, seus clientes lembram de sua empresa a todo momento! Isso é o sonho de qualquer Marca.

Assim, não só presentear seus clientes com brindes, mas com brindes personalizados, é fundamental para as estratégias de marketing de todas as empresas.


 

Será que os brindes não estão antiquados?

Com certeza não! Hoje em dia, os anúncios digitais e a presença online têm aumentado cada vez mais. Porém, isso não faz com que os brindes deixem de ser importantes ou úteis; muito pelo contrário.

Uma pesquisa realizada em 2017 mostrou diversos dados interessantes a respeito de anunciar Sua Marca por meio da TV, internet e celular, e a comparação com o uso de brindes:

►     9 em cada 10 consumidores se lembravam da marca por terem recebido um brinde personalizado. Enquanto isso, os meios digitais de anúncios eram responsáveis por essa associação entre 2 e 3 consumidores de cada 10 (um número muito menor);
►     83% dos consumidores que receberam brindes personalizados se disseram dispostos a fechar novos negócios com a empresa, contra taxas inferiores a 20% quando os anúncios eram feitos na TV, celular, computador ou meios impressos.

Os dados dessa pesquisa revelam que os brindes personalizados são importantíssimos em qualquer estratégia de marketing como um pilar para fortalecer e divulgar a empresa, e que, diferente do que alguns pensam, continuam vivos — e muito! —, sendo uma maneira eficaz de divulgar Sua Marca e criar uma conexão diferenciada com seus clientes.

 

 

O que entender antes de distribuir brindes para seus clientes


Antes de decidir que tipo de brinde será dado a seus clientes, é importante responder algumas perguntas, visando tomar as melhores decisões:


►     Qual é o meu orçamento? Essa é uma questão importante. Muitas vezes, até mesmo por não conhecer o mercado, pode ser que alguém pense que um brinde custa X valor, quando na verdade é bem mais caro (ou barato). Então, sempre tenha em mente o orçamento disponível que você tem;

►     Qual é o nicho da minha empresa? Alguns mercados possuem brindes bem definidos que funcionam bem para serem distribuídos aos clientes. Já outros mercados possuem brindes que são quase que os mesmos produtos comercializados pelas empresas. Entender bem seu mercado é de grande ajuda para definir os brindes ideais para seus clientes;

►     O que o meu cliente gosta? Isso é crucial para o sucesso de sua campanha promocional. Não adianta o brinde ficar lindo para você se seu cliente não gostar do resultado quando recebê-lo. Por isso, mais uma vez, é crucial que se conheça seu cliente, para saber que tipo de produto funcionará para ele ou não;

►     Qual é a campanha envolvida na distribuição dos brindes? Os brindes são ferramentas poderosíssimas para serem usados em campanhas de datas especiais. Períodos como Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia da Mulher e outros são ótimos para presentear seus clientes com brindes, e isso tem que ser considerado na hora de escolher seus brindes;

►     O brinde será realmente usado pelo meu cliente? Esse ponto tem relação com a questão de se seu cliente gosta do brinde que está a receber. Mas aqui o foco é diferente: será que meu cliente utilizará esse produto no seu cotidiano, ou em momentos importantes para ele? A ideia do brinde personalizado é justamente fazer seu cliente se lembrar de Sua Marca; por isso, é importante tentar fazer com que o brinde personalizado com sua logo fique o máximo de tempo possível junto de seu cliente, ou que seja usado nas ocasiões a que o brinde serve.

 
Saber as respostas de todas essas perguntas com certeza será de grande ajuda na hora de escolher os brindes personalizados para sua empresa.
 
Agora que já demos uma olhada por cima de diversos pontos importantes a se considerar antes de propriamente escolher os brindes, vamos ver quais sugestões oferecemos para sua empresa oferecer brindes para seus clientes.



 

Brindes relacionados à datas e eventos

 
Os brindes são ferramentas poderosas que podem ser muito bem aproveitadas em datas e eventos especiais.

Os brindes devem ser escolhidos pensando no tema da data específica, e também devem ser levados em conta todos os pontos apresentados anteriormente.

Abaixo trazemos alguns dos períodos ideais para  se utilizar brindes personalizados e algumas sugestões de produtos:


Brindes para Outubro Rosa: o Outubro Rosa é um período importantíssimo do ano. É uma ação nacional com um objetivo nobre e importante: incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer é uma doença perigosa que aflige milhões de pessoas no mundo todo, com um tratamento geralmente doloroso e demorado. Por isso, a ideia de incentivar o diagnóstico precoce, que ajuda muito no tratamento e recuperação mais rápida da mulher doente, é algo essencial e que não pode “passar batido”. Quando sua empresa participa ativamente dessas ações, demonstra ainda mais que se preocupa com suas clientes (e colaboradoras), e agrega ainda mais valor à Sua Marca, além de ajudar suas clientes a se preveniram de doenças e sofrimento. Os brindes que mais combinam com o tema e objetivos do Outubro Rosa são:

♦     Espelhinhos personalizados;
♦     Necessaires personalizadas;
♦     Squeezes e garrafas personalizadas;
♦     Canetas personalizadas;
♦     Kits manicure personalizados;
♦     Camisetas personalizadas;
♦     Canecas personalizadas.
 

Brindes para Novembro Azul: O Novembro Azul, assim como o Outubro Rosa, é um evento nacional que possui grande importância para a sociedade. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que pode causar um grande estrago. Assim como com o câncer de mama, o diagnóstico e tratamento precoce é uma das melhores maneiras para aumentar as chances de cura, além de diminuir o tempo de tratamento. O grande problema do diagnóstico, que se torna um elemento que atribui grandíssima importância ao Novembro Azul, é o exame. O exame de toque está repleto de preconceitos e barreiras, e isso faz com que muitos homens anualmente deixem de fazê-lo — o que é péssimo! Isso faz com que ações como o Novembro Azul sejam cruciais para incentivar a saúde e autocuidado dos homens. Quando sua empresa participa de ações como essa, ganha ainda mais credibilidade com seus clientes, além de os ajudar e conscientizar a respeito desse assunto tão importante. Seguem algumas ideias de brindes que são muito usados nas campanhas de Novembro Azul:

♦     Necessaires personalizadas;
♦     Camisetas personalizadas;
♦     Squeezes personalizadas;
♦     Canecas personalizadas (especialmente as de Chopp);
♦     Canivetes personalizados;
♦     Kit ferramentas personalizados.
 

Brindes para o dia da mulher: O dia da mulher (celebrado em 8 de março) é uma ótima oportunidade para as empresas homenagearem as suas colaboradoras e clientes, além de ser um momento ideal para promover a equidade e igualdade de gênero em diversos tópicos. Suas campanhas não devem ser feitas apenas para suas clientes mulheres, mas também para seus clientes homens, para que assim eles possam criar a consciência de respeitarem e valorizarem as mulheres. Alguns brindes que combinam bem com o Dia da Mulher são:

♦     Espelhos personalizados;
♦     Necessaires personalizadas;
♦     Chaveiros femininos personalizados;
♦     Kits manicure personalizados;
♦     Squeezes, copos e canecas personalizadas.
 

Brindes para o dia do cliente e consumidor: O dia 15 de setembro é o dia do consumidor, e não haveria data melhor para pensar em seus clientes e agradecê-los pela preferência e parceria! O dia do cliente é uma ótima oportunidade para dar brindes e mimos a seus clientes, fortalecendo assim a conexão deles com Sua Marca. Isso ajuda com que eles continuem a comprar e realizar negócios com sua empresa. O dia do consumidor acontece em 15 de março, e possui uma premissa muito semelhante com o dia do cliente. Sendo assim, o foco dessas duas datas é valorizar seus clientes e agradecê-los por toda a parceria mantida. Alguns brindes que podem ser distribuídos no dia do cliente e consumidor são:

♦     Chaveiros personalizados;
♦     Porta cartões personalizados;
♦     Sacolas personalizadas;
♦     Squeezes e garrafas plásticas personalizadas;
♦     Pop socket personalizado;
♦     Bloquinho de anotações personalizado;
♦     Brindes Sofisticados — para clientes especiais.
 

Brindes para o fim de ano: O final de ano é um período relacionado à comemoração, confraternizações e descanso. É um momento em que a maioria das pessoas não está mais trabalhando e, por isso, acabam viajando e aumentando o convívio pessoal com outras pessoas. Assim sendo, os brindes para o fim de ano que podem ser dados a seus clientes estão bem relacionados com as ocasiões de festa. Além disso, o fim de ano é uma oportunidade ideal para sua empresa se mostrar presente, podendo presentear seus clientes com brindes que os acompanhem durante todo o ano seguinte. Assim sendo, os brindes para fim de ano podem ser:

♦     Kits churrasco personalizados;
♦     Kits vinho personalizados;
♦     Calendários personalizados;
♦     Agendas personalizadas;
♦     Canetas personalizadas;
♦     Petisqueiras personalizadas.



 

Brindes para empresas de nichos específicos

 
Alguns nichos específicos podem, de maneira geral, se aproveitar de certos brindes promocionais, que são vistos com grande valor por seus clientes.

Aqui analisaremos alguns nichos de mercado e veremos quais brindes podem ser aproveitados em cada caso.


Construtoras e Imobiliárias: As construtoras são empresas que podem se beneficiar de brindes especiais e sofisticados para dar a seus clientes. Como estão envolvidas em negócios com maior valor agregado, o orçamento para brindes pode ser um pouco maior, e dessa maneira pode impactar mais positivamente nos seus clientes. Geralmente as construtoras escolhem brindes como:

     Kits churrasco personalizados;
     Kits vinho personalizados;
     Kits queijo personalizados;
     Petisqueiras personalizadas.
 

Advocacia e Contabilidade: Esse tipo de empresa possui clientes corporativos; por isso os brindes personalizados devem estar de acordo com o ambiente empresarial. Alguns brindes que podem ser úteis para seus clientes e que divulgam Sua Marca são:

     Canetas personalizadas;
     Blocos de anotação personalizados;
     Copos personalizados;
     Agendas personalizadas;
     Mouse pads personalizados.
 

Concessionárias e Lojas de veículos: Os brindes ideais para concessionárias e lojas de veículos estão relacionados com o uso diário do carro ou veículo adquirido. Temos uma linha completa de brindes automotivos personalizados, ideais para este tipo de empresa. Algumas opções de brindes  ideais para serem distribuídos a seus clientes são:

     Chaveiros de couro personalizados;
     Porta DUT personalizado;
     Porta manual personalizado;
     Suporte veicular para celular personalizado;
     Lixocar personalizado.
 

Empresas de tecnologia: As empresas que atuam no ramo tecnológico, como desenvolvedores de softwares e sistemas corporativos, podem usar os brindes como poderosos aliados em suas campanhas promocionais. Quem trabalha no setor de tecnologia convive diariamente com diversos brindes personalizados ao seu lado. Alguns brindes ideais para divulgar empresas de tecnologia são:

     Canecas personalizadas — para tomar um cafezinho;
•     Squeezes personalizadas — para se manter hidratado;
     Mouse pads personalizados;
     Headphones e fones de ouvido personalizados.
 

Negócios Locais: Os negócios locais são definidos como todas as pequenas empresas que tem por clientes as pessoas de seu bairro ou cidade, podendo ser pet shops, mercadinhos, pizzarias, hamburguerias, açougues, entre tantos outros. Esses tipos de comércios também podem se utilizar de brindes personalizados para divulgar sua empresa e manter Sua Marca sempre na mente de seus clientes. Alguns brindes práticos para essa fatia do mercado são:

     Calendários personalizados;
     Folhinhas personalizadas;
•     Canetas personalizadas;
•     Chaveiro abridor de garrafa personalizado.



 

Ideias de brindes para clientes

 
Agora que já demos uma olhada em diversos aspectos que devem ser considerados para se realizar uma aquisição eficiente de brindes corporativos, confira alguns produtos que se encaixam bem em diversas situações.

A seguir, mostraremos algumas ideias de brindes para seus clientes e como e quando eles podem ser utilizados nas suas estratégias de marketing.


 

Canetas personalizadas


As canetas são brindes práticos para todo tipo de empresa. Possuem um ótimo custo-benefício e são práticas para diversas situações diferentes.

Existem modelos de canetas para todas as necessidades: as canetas plásticas são modelos mais baratos, ideais para distribuição em massa; já as canetas metálicas são um pouco mais caras, porém continuam com um ótimo custo-benefício, além de serem lindos produtos.

As canetas podem ser utilizadas para divulgar Sua Marca para todos os seus clientes, já que são brindes que ficam junto de seus clientes no dia a dia e que mantém Sua Marca na mente deles.


 

Canecas personalizadas


As canecas personalizadas são brindes ideais para diversos tipos de empresas. São muitos modelos diferentes, podendo ser confeccionadas em metal, plástico, cerâmica, fibra de coco e outros.

Elas acompanham seus clientes no dia a dia, estando juntos deles de manhã, tarde e noite, podendo ser utilizadas para tomar um café, chá ou chopp.

As canecas em cerâmica são especialmente versáteis, já que são bonitas e aceitam gravação colorida por praticamente todo o produto. Assim sendo, são ideais para promover Sua Marca e também para campanhas especiais, como Outubro Rosa e Novembro Azul.


 

Squeezes e garrafas personalizadas


Esses produtos são ótimas opções para divulgar Sua Marca. Tanto para se usar no dia a dia quanto para ser usadas em viagens ou atividades físicas, são brindes que ajudam seus clientes a se manterem hidratados, o que é muito importante para nos mantermos saudáveis. Inclusive, temos um post em nosso blog que fala sobre a importância da água para nossa saúde.

As squeezes e garrafas são encontradas em modelos em plástico, metal, bambu, vidro e mais. A área de gravação é bem grande e permite que Sua Marca fique bem à mostra. Além disso, os modelos térmicos são ideais para manter suas bebidas geladas e quentes na temperatura ideal.

Esses produtos podem ser distribuídos em campanhas relacionadas à saúde e atividades físicas, além de serem brindes práticos para empresas B2B.


 

Agendas e blocos de anotações personalizados


As agendas e bloquinhos de notas são brindes que acompanham seus clientes no cotidiano. São especialmente ideais para empresas que possuem outras empresas como clientes, já que estão diretamente ligados ao ambiente corporativo. Mas, também podem ser muito práticos para seus clientes que são pessoas físicas.

Temos diversos modelos disponíveis nessas categorias, com produtos confeccionados em material sintético, tecido, plásticos, kraft, bambu e mais.

As agendas são brindes ideais para se distribuir no fim de ano, já que são produtos de uso anual. Quando sua empresa presenteia seus clientes no fim do ano com agendas personalizadas, seus clientes se lembrarão de Sua Marca durante todo o ano.


 

Sacolas personalizadas


As sacolas são brindes que encaixam bem em diversas estratégias de marketing.

São produtos geralmente grandes, e por isso possibilitam uma grande área de gravação. São práticos para diversas situações, já que podem ser utilizados para carregar compras e objetos pessoais no dia a dia.

Esses produtos estão disponíveis em diversos materiais, podendo ser de plástico, papel kraft, PET, TNT e outros. São brindes perfeitos para qualquer comércio, já que seus clientes podem levar seus produtos em uma sacola personalizada com sua logo, o que mantém Sua Marca na mente deles.


 

Chaveiros personalizados


Os chaveiros, assim como as canetas, são brindes com bom custo-benefício. Podem ser confeccionados em metal, plástico, couro legítimo e outros.

Os chaveiros são boas opções para divulgar Sua Marca porque acompanham seus clientes durante o dia. Podem ficar juntos com a chave do carro, da casa, numa mochila ou outro lugar, e sempre que seu cliente ver o chaveiro personalizado se lembrará da Sua Marca.

Portanto, são brindes ideais para distribuição em grandes quantidades e que são eficientes para empresas de todo tipo.


 

Sacochilas personalizadas


As mochilas saco personalizadas são produtos que ajudam seus clientes no dia a dia. Podem ser usadas para se transportar objetos pessoais e também são ideais para levar roupas e acessórios quando se pratica esportes.

São produtos ótimos para se levar em viagens, já que são dobráveis, ocupam pouco espaço, mas podem armazenar diversos objetos.

Estão disponíveis em modelos de nylon, poliéster, microfibra e algodão. Os modelos podem ter telas exteriores para acomodar mais objetos.

Assim sendo, as sacochilas podem ser distribuídas em ações referentes à prática de atividades físicas ou normalmente, sendo de grande valia para seus clientes.


 

Calendário personalizado


Os calendários são objetos muito usados no dia a dia. Mesmo com o avanço dos aplicativos e do mundo digital, muitas pessoas preferem ter em sua mesa no escritório ou em casa um calendário físico.

Por serem um brinde durável e prático, são uma opção com bom custo-benefício para manter Sua Marca ao lado de seus clientes durante todo o ano. São ótimas opções de brindes para se distribuir no fim do ano, já que relembram seus clientes de Sua Marca e assim já os acompanham durante todo o ano seguinte.

São brindes que podem ser distribuídos tanto para seus clientes que são pessoas físicas ou jurídicas, já que são muito usados nos escritórios para acompanhar datas importantes.


 

Espelhos personalizados


Os espelhinhos personalizados são brindes práticos para o dia a dia. Eles ficam nas bolsas de suas clientes durante todo o dia, e quando são utilizados promovem e divulgam Sua Marca.

São produtos relativamente baratos e que, para campanhas como Outubro Rosa e Dia da Mulher, são brindes perfeitos.
São ótimos para o cotidiano, pois podem ser usados para retocar a maquiagem e ver algum cisco no olho ou algum detalhe no rosto que esteja incomodando.

Especialmente para o Outubro Rosa, que possui o autocuidado como grande tema, o espelhinho é ideal para conscientizar suas clientes e promover Sua Marca.


 

Porta cartões personalizados


Os porta cartões são brindes bonitos com grande utilidade para todas as pessoas.

Com a maioria dos cartões de crédito e débito vindo nativamente com a tecnologia de aproximação, pagar as compras e serviços ficou muito mais fácil. Porém, o risco de cair em golpes e ter prejuízos financeiros por pessoas mal-intencionadas também aumentou.

Para prevenir que seus clientes passem por situações dessas, entre os porta cartões personalizados disponíveis temos o modelo com bloqueio de RFID, que não permite o pagamento por aproximação quando o cartão está na capa.

Assim sendo, esses produtos protegem seus clientes, e sempre que eles forem usar seus cartões se lembrarão do cuidado que Sua Marca tem com eles.


 

Fones de ouvido personalizados


Os fones de ouvido personalizados são produtos ideais para quem trabalha com computadores no dia a dia. Tanto para ouvir músicas, podcasts ou usar para reuniões, os fones de ouvido são ótimos brindes para distribuir para seus clientes que também são empresas.

Os fones de ouvido também possuem grande valor para as pessoas físicas, e podem fazer sentido para algumas empresas distribuírem-nos para seus clientes.

Os fones de ouvido podem ser no modelo earbuds com fio e bluetooth e headphone, possuindo características diferentes.
Independentemente de qual escolher, são brindes práticos que divulgam Sua Marca para seus clientes.
 
 



Neste post, vimos algumas dicas relacionadas a brindes personalizados.

Vimos porquê os brindes são importantes nas suas estratégias de marketing e como podem ser bem utilizados para divulgar Sua Marca.

Também, demos algumas dicas de brindes que podem ser utilizados em suas campanhas promocionais, brindes para empresas de alguns ramos específicos e também uma visão geral sobre alguns produtos muito utilizados para distribuição em grande quantidade.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e que possam ajudar você e sua empresa a realizarem a melhor escolha de brindes corporativos.

Se gostou desse conteúdo, comente aqui embaixo o que achou!
 
SHARE