• Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

3 dicas práticas para motivar sua equipe de trabalho - mesmo em home office

0 comentarios 13 de Dezembro, 2021 Por Km Brindes

Ter os funcionários engajados no ambiente de trabalho é algo essencial para a produtividade de todas as empresas. O engajamento não envolve apenas motivação e entusiasmo, mas ter como objetivo ajudar a empresa a alcançar o sucesso, o que significa crescimento profissional e sucesso também para o colaborador.

Mas, isso nem sempre acontece naturalmente, e nunca da noite para o dia. As dificuldades que todos enfrentam no seu dia a dia de trabalho, pressões para alcançar metas e objetivos e até mesmo problemas pessoais podem refletir na motivação de todos nós. Então, ter uma equipe de trabalho motivada é um grande desafio. E para ter seus funcionários motivados, são necessárias ações por parte da empresa.

Aqui serão listadas algumas ações e dicas (entre tantas outras possíveis) para aumentar o engajamento e a motivação da sua equipe de trabalho.
 

Comunicação entre equipe e gestor


Ouvir os seus colaboradores é algo essencial. O gestor enxerga as situações do trabalho por um ângulo, enquanto os trabalhadores enxergam por outro.

Por isso, nem sempre a ideia do gestor é a melhor possível dentro do cenário. Para que as estratégias e decisões sejam certeiras, é necessário haver essa comunicação entre o setor da prática e o setor do planejamento.

Além do mais, muitas vezes a sua equipe de trabalho envolverá pessoas novas e experientes. Pode ser que um membro da equipe mais experiente possua um conhecimento ou vivência que venha a contribuir muito com o objetivo do time.

Assim sendo, a mensuração das ações necessárias e como aplicá-las será muito mais próxima da realidade. Os resultados serão melhores e o colaborador se sentirá valorizado não só por ser ouvido, mas por ter suas ideias colocadas em prática pela empresa.

Isso é possível tanto no trabalho presencial quanto em home office! Afinal, as reuniões por Zoom® e outros aplicativos oferecem um bom espaço para a troca de conhecimentos e ideias entre todos os integrantes da equipe.

Agora, falando de videoconferências, temos que tomar um grande cuidado!

Por causa da pandemia de Covid-19, o número de reuniões desse tipo subiu exponencialmente, e em algumas empresas acabou se tornando um problema: criou-se um excesso de “reuniões que poderiam ser um áudio”, algo péssimo para a motivação dos colaboradores.

Hoje, com cada vez mais casos de burnout e estresse ocasionado pelo trabalho, é muito importante dosar bem a quantidade, duração e frequência desse tipo de reunião, sempre visando a saúde mental e emocional de todos na equipe.

Para que a comunicação exista e seja efetiva, cabe a empresa conscientizar os gestores e gerentes de que as ideias dos colaboradores são importantes e relevantes para a empresa.

Uma corporação fechada a novas ideias com certeza sofrerá grandes dificuldades no mercado atual, que se renova mais rapidamente a cada dia.
 

Capacitação dos colaboradores


Providenciar cursos, palestras, oficinas e outras formas de desenvolvimento profissional também é uma ótima maneira de aumentar o engajamento dos funcionários.

Além de aumentar os conhecimentos e habilidades do seu time, isso causa nos colaboradores uma sensação de valorização.

Como as tecnologias continuam avançando cada vez mais hoje em dia, isso acaba se tornando necessário, e quando sua empresa proporciona esse tipo de oportunidade, os colaboradores se sentem muito agradecidos e felizes.

É uma ótima maneira de manter seus funcionários satisfeitos com sua posição na empresa, já que percebem que não são apenas mais um, mas que são importantes dentro da estratégia corporativa e que realmente fazem a diferença.

Mais do que capacitar os colaboradores no quesito profissional, hoje em dia se torna cada vez mais um diferencial proporcionar cursos, palestras e mais sobre outros assuntos fora do mundo corporativo, relacionados à vida pessoal, saúde mental, física, emocional, financeira e outros assuntos mais.

Quando sua empresa ajuda seus colaboradores no quesito pessoal, isso cria uma grande conexão entre eles e sua marca, e faz com que se sintam mais próximos e cada vez mais fãs da empresa.

E claro, ao proporcionar ajuda em assuntos como saúde mental e burnout, sua empresa contribui para que os funcionários se sintam mais motivados com o trabalho e menos propensos a terem esses tipos de crises e problemas emocionais.
 

Reconhecimento e Recompensas


Dar recompensas aos funcionários é uma ótima maneira de aumentar seu engajamento.

A primeira maneira que geralmente nos vem à mente nesse quesito é o salário: uma remuneração justa, que valorize a atividade e esforço envolvido e que seja compatível com o mercado tende a satisfazer a maioria das pessoas.

Mas além disso, é interessante proporcionar reconhecimentos pelo serviço e esforço prestados.
Esse pode ser em forma de prêmios, gratificações em dinheiro, eventos, viagens e até mesmo elogios sinceros.

O feedback positivo é muito importante para que o colaborador se sinta realmente valorizado e importante dentro da empresa. Já que grande parte dos feedbacks recebidos são negativos, se esforçar para dar feedbacks positivos poderá fazer toda a diferença para sua equipe de trabalho.

Outra maneira de recompensar seus colaboradores e que aumenta o engajamento é dar brindes personalizados.

Esses são importantes para fortalecer a imagem de sua marca com seus colaboradores, e também os faz se sentirem parte do time, queridos e valorizados.

Mesmo que estejam em home office, é possível recompensá-los com brindes! A KM Brindes oferece o Serviço de Entrega em Mãos, que possibilita a entrega individual dos brindes na residência de cada um dos colaboradores.

Os brindes corporativos podem ser utilizados com diversos objetivos, internamente ou externamente.

No caso do uso interno, podem ser distribuídos com diferentes objetivos, como presentes pessoais para os funcionários ou materiais e objetos para uso no trabalho mesmo.

Os brindes que podem ser usados no trabalho incluem mouse pads personalizados, canetas, blocos de anotações personalizados, garrafas e mais.

Se o objetivo for presentear seus colaboradores com um produto mais voltado à recreação e lazer, os kits churrascos personalizados, kits vinho, queijo e outros são ótimas opções. São brindes bonitos, elegantes e sofisticados, que agregam valor a quem os recebe.

Além disso, entregar kits de boas-vindas personalizados aos novos colaboradores é uma ótima maneira de já engajá-los no momento em que estão começando um novo ciclo.

Essa primeira boa impressão com certeza ajudará esse colaborador a no futuro estar cada vez mais conectado à sua empresa.

Esses kits onboarding geralmente são compostos por produtos que fazem parte do dia a dia corporativo, e que são práticos para uso no escritório e em home office. Os produtos podem incluir mochilas, cadernos, canetas, canecas, squeezes, entre outros.

A KM Brindes possui diversas opções de brindes para compor os kits boas-vindas para empresas! Se quiser ver algumas de nossas opções e sugestões, acesse nossa categoria de brindes para escritório.
 

Com certeza existem diversas outras maneiras de se aumentar o engajamento de seus funcionários em relação a sua empresa.

Essas três apresentadas agora são opções que todos os tipos e tamanhos de empresas conseguem colocar em prática. Que tal começar a aplicar algumas dessas dicas em sua empresa?

 
SHARE
ADICIONE UM COMENTÁRIO
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*