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8 ideias de brindes para o Dia do Cliente + dicas de ações de marketing

0 comentarios 05 de Maio, 2023 Por Km Brindes

Neste post, veremos algumas ideias de brindes para você aproveitar o Dia do Cliente na sua empresa, aumentando seu faturamento e fidelizando mais seus clientes.

Daremos também algumas dicas sobre o que você pode fazer para aproveitar essa data especial ao máximo com seus clientes.
 
O que veremos neste post (clique para ir ao tópico):
 
⇒ O que é e quando surgiu o Dia do ClienteQual sua importância para o comércio brasileiroDevo aderir essa data? O que fazer na minha empresa?8 ideias de brindes para o Dia do Cliente
 
 

O que é e quando surgiu o Dia do Cliente


O Dia do Cliente é uma data relativamente nova no mercado brasileiro, criada em 2003 no Rio Grande do Sul, por João Carlos Rego, especialista em marketing e vendas.

A ideia de criar essa data comemorativa era a de aquecer o mercado varejista de sua região, que sofria uma queda nas vendas no mês de setembro. Isso ocorria por ser um mês que ficava entre datas fortes do mercado (dia dos pais, dia das crianças e fim do ano) e também porque há dois feriados nesse mês no RS.

Além disso, a ideia de promover uma data especial para se homenagear e prestigiar seus clientes possui o intuito de promover uma maior aproximação entre os clientes e sua marca, fidelização e consequentemente aumento das vendas.

Rapidamente essa data se espalhou entre as principais cidades do país. Sua utilização pelos grandes comerciantes foi pequena, até o ano de 2021 e 2022, em que já tivemos uma participação bem maior do mercado, com propagandas, promoções e distribuição de brindes.

A expectativa, portanto, é que a participação das empresas e a força dessa data só aumente com o passar dos anos.

Um ponto importante a se considerar é tomar cuidado para não confundir o Dia do Cliente com o Dia do Consumidor: enquanto o primeiro possui caráter promocional e se tornou uma forte data no comércio brasileiro, o segundo é uma data estipulada pela ONU homenageando a luta pelos direitos do consumidor, em todo o mundo. É claro que essa data também pode ser utilizada para vender mais, mas é importante conhecer as diferenças.


 

Qual sua importância para o comércio brasileiro


Como dito anteriormente, o dia do cliente é uma data relativamente nova que ainda está ganhando espaço no calendário varejista brasileiro.

Porém, essa data já possui grande importância no cenário econômico do país e só está crescendo a cada ano.

Por exemplo, uma pesquisa realizada sobre o faturamento das empresas nas campanhas do dia do cliente em 2020 e 2021 mostrou que houve aumento de R$ 4,9 bi para R$ 6,0 bi no faturamento das lojas e ecommerces de um ano ao outro. No dia 15 de setembro em si, houve aumento de faturamento de 46% comparando-se esses dois anos.

Para se ter uma noção do tamanho desses números, no mesmo ano de 2021, a Black Friday faturou cerca de R$ 7,9 bi. Portanto, os números apresentados no Dia do Cliente são realmente impressionantes!


 

Devo aderir a essa data? O que fazer na minha empresa?


Será que apenas o setor varejista pode aproveitar essa data? Não. Diferente da Black Friday, que possui um grande apelo varejista, o dia do cliente pode ser utilizado com mais facilidade para todos os tipos de empresas, não apenas lojistas.

Será que vale a pena investir nessa data? Os números apresentados anteriormente falam por si só: essa data já figura entre as principais do comércio brasileiro. Portanto, é muito importante que sua empresa participe do Dia do Cliente!

Além de trazer benefícios no aumento das vendas, investir no Dia do Cliente também significa investir na relação entre seu cliente e sua marca.

Você pode (e deveria) aproveitar essa oportunidade para fidelizar seus clientes atuais, aumentar o ticket de compra e até mesmo reativar clientes inativos.

Agora, como sua empresa pode fazer essa data ser um grande sucesso nas suas vendas? Independente de seu segmento de atuação e tipo de cliente, algumas coisas básicas podem ser aplicadas e dar resultados a todo tipo de empresa.

A seguir, mostraremos algumas ideias do que sua empresa pode fazer para aproveitar o Dia do Cliente.
 
Faça o lançamento de produtos/serviços novos. Um produto novo sempre chama a atenção de seus clientes. Por isso, a ideia de lançar um novo produto nessa época do ano é muito boa para trazer a atenção da sua clientela para você, e não de possíveis concorrentes.
Você pode então investir em campanhas de divulgação para esse produto/serviço novo e ao mesmo tempo apresentar suas outras soluções com sorteios e promoções.
 
Ofereça descontos e promoções. Essa é uma prática muito comum no setor varejista para essa época do ano, e que pode ser aplicada em todos os tipos de empresas.
Você pode aplicar descontos em produtos individuais ou montar pacotes e kits com seus produtos e serviços para agregar mais valor. Também, ao invés de descontos nos produtos, pode ser ofertado frete grátis ou algum tipo de cashback.
Além de tudo isso, você pode ofertar mais flexibilidade no pagamento e garantia/suporte estendidos para aqueles que fecharem com você nesse período.
 
Distribua brindes a seus clientes. Uma importante e poderosa ação que você pode tomar no Dia do Cliente é a distribuição de brindes para seus clientes. Você pode criar a estratégia de entregar brindes de menor valor para todas as compras, e brindes de maior valor para compras maiores.
Com o objetivo de valorizar a parceria com seus principais clientes, você pode optar por presenteá-los com brindes premium, como um kit churrasco, power bank ou kit café italiano.
Para que sua estratégia funcione da melhor forma possível, você deve pensar e pesquisar bem sobre o perfil dos seus clientes, o que eles gostariam de receber, o que fará diferença na imagem mental que eles criarão de sua empresa, para assim escolher os produtos que trarão a eles a melhor experiência.
 
Faça um trabalho de prospecção em sua carteira de clientes. Além de buscar um aumento no número de vendas, a época que rodeia o Dia do Cliente é importante para sua equipe refletir sobre como anda a relação deles com seus clientes. Será que estão conseguindo reter clientes novos? Os clientes antigos estão comprando menos ou mais?
Fazer um estudo sobre a situação de seus clientes é muito importante. Além disso, você pode fazer uma campanha com sua equipe comercial de reativação de clientes. Isso pode incluir algum tipo de desconto para quem comprar novamente o produto ou serviço, ou a distribuição de brindes junto com a oferta de alguma solução.
O importante é pensar em qual estratégia sua empresa consegue aplicar para melhorar suas vendas.
 
Agora que vimos algumas ideias do que pode ser feito, vamos aprofundar em uma das melhores estratégias, a distribuição de brindes! Veremos dicas e sugestões de brindes que podem ser presenteados nessa data.


 

8 ideias de brindes para o Dia do Cliente


Abaixo algumas dicas e sugestões de produtos, desde os mais simples e baratos até os mais sofisticados e valorizados.
 
 

Squeezes e garrafas personalizadas

 
As squeezes e garrafas personalizadas são produtos ideais para divulgar Sua Marca para seus clientes e ainda por cima deixá-los felizes e motivados a comprar novamente.

Esses produtos podem ser utilizados por todo tipo de pessoa, nas mais diversas situações. São ideais para o trabalho, prática de esportes e em viagens.

Possuímos diversos modelos para que você possa escolher o melhor produto para sua campanha: modelos plásticos, metálicos, em bambu e térmicos, entre outros.

 

Sacochilas personalizadas

 
As sacochilas ou mochilas saco personalizadas são produtos práticos para se utilizar no cotidiano. São produtos leves, fáceis de transportar e que possibilitam um ótimo espaço extra para carregar pertences pessoais.

São uma boa escolha para quem precisa levar vários pertences pessoais ao trabalho todo dia, como uma troca de roupas. Também, são práticos para aqueles que frequentam academias ou praticam atividades físicas.

Temos disponíveis desde os modelos mais simples até modelos mais sofisticados, com bolsos externos e saídas para fone de ouvido.

 

Bolsa térmica personalizada

 
As bolsas térmicas personalizadas são produtos práticos para momentos de lazer e descontração dos seus clientes.

Imagine que seu cliente seja convidado a ir a um churrasco, festa ou vá viajar, e utilize uma bolsa térmica para transportar alimentos e bebidas. Agora, imagine que esta bolsa esteja personalizada com sua logo! Isso causaria grande impacto não só em seu cliente, mas em seus amigos e todos que o vissem.

Por isso, esses produtos possuem um grande potencial de gravar e destacar sua marca na mente de seus clientes. Temos modelos desde os mais simples e menores aos maiores e mais sofisticados.

 

Blocos de anotações personalizados

 
Os blocos de anotações personalizados são produtos úteis para o dia a dia de todos os tipos de pessoas. Seja para anotar lembretes, avisos e compromissos relacionados ao trabalho ou à vida pessoal, esses produtos são utilizados amplamente, e por isso é sempre um bom presente para seus clientes.

O importante ao presenteá-los com um bloquinho é encontrar um produto que possua utilidade. Talvez você queira “fugir” um pouco do tradicional, procurando algum produto com design diferenciado, ou que ofereça alguma funcionalidade especial (um porta objetos, autoadesivos ou outros).

 

Kits churrasco personalizados

 
Os kits churrascos personalizados são brindes que aproximam seus clientes de sua marca, que a valorizam aos olhos deles.

Esses produtos são utilizados em alguns de seus momentos preferidos, como por exemplo ao almoçar e jantar com seus parentes e amigos mais próximos. Ao adicionar a representação de Sua Marca nesses momentos, você já estará inculcando em seus clientes o apreço e carinho por Sua Marca.

Além do mais, esses produtos servirão de propaganda para todas as outras pessoas que o virem, para que possam se tornar clientes também, se possível.

Temos modelos simples, mas também modelos mais sofisticados para aqueles que querem fazer um super presente a seus clientes mais especiais.

 

Canetas personalizadas

 
As canetas personalizadas são outro tipo de brinde simples, mas que possui grande força para agradar seus clientes e valorizar Sua Marca.

Esses produtos são simplesmente itens essenciais na vida de qualquer tipo de pessoa, e são utilizados praticamente todos os dias por todos os tipos de pessoas.

Dependendo do perfil de seu cliente, você pode presenteá-lo com uma caneta com o objetivo de utilizar em casa para pequenas anotações, em escolas e universidades para estudos, em escritórios para a rotina de administração e até mesmo para assinar documentos dos mais importantes.

Por isso, é indispensável que se tenha uma grande variedade de modelos – e aqui nós temos! Das canetas plásticas mais simples até as metálicas mais sofisticadas, nós temos diversos modelos diferentes para que você possa escolher o ideal.

 

Necessaires personalizadas

 
As necessaires personalizadas são brindes que são mais associados às mulheres, mas que também podem ser distribuídos aos homens. Esses acessórios são itens importantes, que facilitam o dia a dia.

Com uma necessaire, você não precisa levar muitas coisas no seu bolso: carteira, remédios, chaves e alguns outros itens de emergência podem ser todos armazenados dentro de uma necessaire.

Assim sendo, esses são produtos que podem ser distribuídos a seus clientes com a certeza que serão utilizados.

 

Sacolas personalizadas

 
As sacolas personalizadas são brindes práticos para se utilizar em diversas situações do cotidiano. Caso precise levar alguma compra, transportar algum presente ou para outros fins, a sacola sempre será uma boa companheira. Você também pode utilizá-la para montar um kit de brindes ou produtos para distribuir a seus clientes!

Esses produtos são uma das almas da propaganda, principalmente para lojas. Eles se destacam ao apresentarem uma grande área de gravação, que pode ser ocupada com sua logo.

Possuímos modelos de sacolas dos mais diversos tamanhos e materiais para que você possa escolher a melhor opção para sua marca.
 
 
Caso precisar de produtos diferentes dos que apresentamos como sugestões, fique à vontade! Essas foram apenas algumas sugestões de brindes e ações para o Dia do Cliente na sua empresa.
 
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