Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

9 ideias de brindes para SIPAT + O que é SIPAT e CIPA e quais as diferenças?

0 comentarios 18 de Julho, 2022 Por Km Brindes

Sipat é uma sigla que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A Sipat é um evento anual, enquanto a CIPA é uma comissão formada por colaboradores da empresa.

E os brindes são produtos poderosos que podem ser de grande ajuda para tornar sua Sipat ainda melhor.

Essas são as definições básicas da pergunta apresentada no título deste post. Quer saber mais? Então continue a leitura, que com certeza será proveitosa para você!
 
O que veremos neste post (clique para ir ao tópico):
​
⇒ O que é Sipat?O que fazer na Sipat?Quando realizar a Sipat?O que é CIPA?Qual a diferença entre Sipat e CIPA?Brindes para Sipat e CIPA
 

O que é Sipat?

 
A Sipat é um evento em que são realizadas diversas atividades direcionadas à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais.

Esse evento é obrigatório para todas as empresas que possuem uma CIPA. O principal objetivo da Sipat é demonstrar a importância da segurança no trabalho com respeito a evitar acidentes e manter a saúde dos colaboradores.

O momento da Sipat proporciona oportunidades de conscientização e reflexão acerca da segurança no trabalho.

A Sipat geralmente aborda temas relacionados ao dia a dia da empresa. Pode ser baseado, por exemplo, nos últimos relatórios sobre acidentes de trabalho (local da ocorrência, principal motivo e contramedidas) e a partir disso contar com palestras, oficinas e mais, sempre com o objetivo de minimizar os problemas apontados nos relatórios.

Por exemplo, se houve uma queda de um local alto da empresa, o tema da Sipat pode ser sobre “orientações sobre uso de corrimão e distância e limites de segurança em lugares altos”.

Obrigatoriamente, a Sipat deve conter conteúdos relacionados à segurança no trabalho e prevenção de doenças.

Neste caso, as atividades podem envolver assuntos como postura correta, uso de EPIs e EPCs, o que fazer em incêndios, primeiros socorros, entre outros.

Também, metade das palestras devem ser relacionadas a esses dois temas, e a outra metade sobre a importância de se manter saudável, podendo ter assuntos relacionados à: diabetes, alcoolismo, tabagismo, saúde mental, sono saudável, nutrição, ginástica e alongamentos, rotina de atividades físicas, entre outros.

Já que o objetivo desse evento é atingir o maior número possível de pessoas, é importante definir a data com antecedência para evitar imprevistos e já deixar a data marcada na agenda de todos.

As palestras e atividades devem ter relação com os principais problemas apontados nos últimos relatórios de acidentes, além de sugestões dadas pelos colaboradores.
 
 

O que fazer na Sipat?


O que pode ser feito além de palestras?

Para motivar seus colaboradores a participarem ativamente da Sipat, pode-se fazer: sessões de ginástica, jogos, dinâmicas em grupo, oficinas, participações da família, exames em massa, gincanas e também a distribuição de brindes para Sipat, que são ótimas ferramentas para engajar e motivar seus colaboradores durante o evento da Sipat.

Outros profissionais de fora da empresa também podem ser convidados para dar palestras.
 
 

Quando realizar a Sipat?


Quando a Sipat deve ser realizada dentro de uma empresa? Não existe uma data estipulada para isso.

Como envolve uma semana inteira de atividades e tem-se por objetivo alcançar o maior número de colaboradores, é importante escolher uma data em que o maior número de pessoas estejam disponíveis e que o volume de trabalho não seja tão grande, facilitando o andamento do evento.

Algumas empresas escolhem as datas por volta de Abril para sua Sipat, já que nesse mês existe o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Outras escolhem os períodos de fim de ano.
 
 
 

O que é CIPA?

 
A CIPA é uma comissão interna composta por colaboradores da própria empresa que tem por objetivo criar campanhas visando a diminuição de acidentes de trabalho e também organizar todos os aspectos da Sipat.

A maioria das empresas com mais de 20 funcionários precisa ter obrigatoriamente uma CIPA constituída. Dependendo do setor econômico da empresa, esse número pode mudar para um mínimo de 30 ou 50 colaboradores.

A CIPA é regulada por diversas leis trabalhistas, sendo a norma NR-5 a principal fonte das funções e funcionamentos da CIPA.

O número de participantes da CIPA depende do número de funcionários da empresa e também do nível de risco da atividade praticada pelos colaboradores da empresa (que pode ser consultado no CNAE).

Toda CIPA deve conter pelo menos um presidente, um vice-presidente e um secretário. Os integrantes são escolhidos por votação, mas também toda CIPA possui um colaborador indicado pela empresa, que a representa oficialmente.

Os colaboradores que fazem parte da CIPA não podem ser demitidos sem justa causa durante o período de mandato. Os cipeiros recebem um treinamento especial sobre as funções que deverão exercer no seu período de mandato.

A CIPA é muito importante dentro das empresas, já que, fazendo-se um bom trabalho, pode contribuir para a diminuição de acidentes e gastos e dar um direcionamento sobre que tipos de treinamentos são necessários para melhorar o ambiente de trabalho da empresa.

As principais atividades da CIPA são: identificar os pontos de risco na empresa, validar se as normas de segurança estão sendo cumpridas, realizar relatórios sobre o ambiente e o dia a dia do trabalho quanto à segurança, estabelecer e executar atividades voltadas à prevenção de acidentes e avaliar periodicamente o local de trabalho, buscando identificar possíveis pontos de melhoria estrutural/organizacional/processual.

A CIPA costuma realizar reuniões mensais, nas quais as metas são definidas, bem como os problemas mais críticos e as formas de combatê-los são apontados.

Uma forma muito eficaz de engajar os colaboradores que participam da CIPA de sua empresa a serem ativos nas suas designações é a distribuição de brindes para CIPA aos integrantes. Estes podem ser cadernos personalizados, copos personalizados, bottons personalizados e outros.
 
 
 

Qual a diferença entre CIPA e Sipat?

 
Como abordado no decorrer deste artigo, podemos perceber que CIPA e Sipat são coisas completamente diferentes. Aqui, listaremos algumas diferenças principais:

♦   A CIPA é quase um departamento da empresa, enquanto a Sipat é um evento;
♦   A CIPA trabalha o ano todo realizando análises e ações em busca da prevenção de acidentes e doenças de trabalho, enquanto a Sipat é um evento que acontece apenas uma vez por ano;
♦   A CIPA é constituída por colaboradores da empresa, enquanto a Sipat pode ter a participação de colaboradores, convidados e até mesmo de familiares dos funcionários.

Estas são algumas das características que diferenciam a CIPA da Sipat, entre tantas outras.

Você sabia de tudo isso? Apesar das diferenças, a CIPA e Sipat possuem uma característica em comum: ambas podem se beneficiar de brindes corporativos personalizados.

Brindes CIPA podem ser usados para engajar os colaboradores que fazem parte da comissão.

Brindes Sipat podem ser usados como ferramenta de conscientização e também de engajamento nas importantes causas abordadas durante o evento.

Quais são alguns dos brindes mais distribuídos para CIPAs e Sipats? Vejamos isso agora.
 
 
 

Brindes para Sipat e CIPA

 
Traremos aqui algumas ideias de brindes ideais para serem utilizados nessas situações.

Antes de tudo, é importante qual o seu orçamento para adquirir os brindes, já que os valores podem alterar bastante dependendo do tipo de produto.

Também, é importante garantir a compra de seus brindes com certa antecedência, para que tudo esteja pronto a tempo do evento.

E, por último, mas não menos importante, a quantidade das peças. Geralmente a quantidade vai ser a mesma do número de colaboradores da empresa.

Para a Sipat, os seguintes brindes são boas pedidas:
 
 

Bolinhas Antiestresse Personalizadas

 
A bolinha antiestresse personalizada é um brinde ideal para eventos de Sipat. A própria ideia do brinde remete a algo relacionado com saúde e bem-estar, já que seu objetivo é aliviar o estresse de quem a usa por meio de apertar a bolinha.

Sendo um brinde que todos podem aproveitar durante e depois do evento, é um dos mais populares quando se fala de brindes para sipat.
 
 

Bottons Personalizados

 
Os bottons personalizados são outros brindes muito utilizados pelas empresas em geral para a CIPA e Sipat. É um brinde barato para ser feito em grandes quantidades e ajuda seus colaboradores a entrarem no “clima” da Sipat durante seu evento.
 
 

Camisetas Personalizadas

 
As camisetas personalizadas são sempre um produto muito poderoso para se utilizar em eventos no geral. Na Sipat não é diferente.

Ao vestir uma camisa temática da Sipat, seus colaboradores se sentem mais engajados com o evento, e também se sentem mais interessados em participarem de todas as atividades.

As camisetas estão disponíveis nos modelos gola careca, em V e polo, feminino e unissex e tamanhos P ao GG (consulte também tamanhos diferentes).
 
 

Canecas Personalizadas

 
As canecas personalizadas são brindes práticos para a Sipat. Esse produto acompanha seus colaboradores no dia a dia: fica ao lado deles no escritório ou em casa, sendo protagonista nas pausas para um café ou descanso rápido.

Ao presenteá-los com esse produto, sempre se lembrarão da Sipat ao utilizarem-no no cotidiano. Isso fará com que as pautas do seu evento sejam muito mais efetivas e fiquem mais arraigadas em seus colaboradores.

Possuímos diversos modelos e materiais diferentes para esse produto, podendo ser de plástico, metal, cerâmica, vidro e materiais ecológicos.
 
 

Blocos de Anotações com Caneta Personalizados

 
O bloco de anotações com caneta personalizado é uma ótima opção de brinde para se distribuir na Sipat.

São ideais para que seus colaboradores possam anotar os pontos mais importantes das palestras e oficinas que acontecem durante essa semana cheia de atividades.

Com temas tão essenciais abordados na Sipat, é importante que seus colaboradores consigam tirar o máximo de proveito do que é passado a eles, e esse brinde ajuda nisso.

Com o kit completo de caneta e bloco personalizados para a Sipat, as anotações ficam mais organizadas e seus colaboradores ficam prontos para aproveitar do evento.
 
 

Chaveiros personalizados

 
Os chaveiros personalizados são ótimos brindes de recordação, ou seja, são estratégicos para que seus colaboradores se relembrem de algo depois que aconteceu.

Por isso, são ideais para a Sipat, já que ao estarem junto de seus colaboradores na rotina fazem com que eles se recordem das coisas mais importantes ditas no evento.

Isso auxilia que o evento seja mais efetivo quanto a prevenção de doenças e acidentes na empresa.

Modelos muito interessantes são os chaveiros ferramenta, trena e em formato de capacete de EPI.
 
 

Copos personalizados

 
Os copos personalizados são outros tipos de brindes muito distribuídos na semana da Sipat, ainda mais pelas empresas que realizam a Sipatma.

O copo fica junto de seus colaboradores no trabalho e em casa, em diversos momentos do cotidiano, por isso é um brinde poderoso para fixar uma marca ou lembrança (nesse caso, tudo de importante que foi dito na Sipat).

Com os copos ecológicos em fibra de bambu, esse produto é muito visado para Sipatmas, já que é um produto que não agride o meio ambiente.

Além desse material, estão disponíveis em acrílico, metal, material emborrachado e vidro.
 
 

Cordões para crachá personalizados

 
Os cordões para crachá personalizados já são itens básicos de diversas empresas. Todo funcionário recebe seu cordão ao entrar na empresa, e usam ele no dia a dia para identificação.

Para a Sipat, algumas empresas fazem versões temáticas dos mesmos, para que a empresa entre no “clima” do evento.

Estão disponíveis em composições diferentes, que atendem a todas as necessidades.
 
 

Sacochilas Personalizadas

 
As mochilas saco personalizadas são presentes ideais para a época de Sipat. Como esse evento geralmente envolve a distribuição de produtos e brindes, a sacochila é ideal para que seus colaboradores possam carregar esses objetos.

São brindes utilitários, que possibilitam grande área de gravação, e podem ser usados no trabalho ou em momentos de lazer.
 
 
 
Essas foram algumas sugestões de brindes para a CIPA e Sipat.

Também, vimos o que cada uma dessas siglas significa e qual as suas diferenças.

E vimos dicas do que pode ser feito para tornar sua Sipat ainda melhor.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis para tornar a Sipat e CIPA de sua empresa cada vez melhores e mais efetivas nas suas principais funções: a prevenção de acidentes e doenças no trabalho!
 
SHARE