Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

O que é “caneta esferográfica”?

0 comentarios 09 de Maio, 2022 Por Km Brindes

Muitos objetos que usamos no nosso dia a dia possuem nomenclaturas diferentes, que não usamos habitualmente e que por isso podemos chegar a não as conhecer.

A caneta é um exemplo disso. Mesmo com o mundo digital se expandindo cada vez mais, as canetas continuam sendo itens imprescindíveis dentro das empresas, no dia a dia corporativo e até mesmo dentro de casa.

Já ouviu a expressão “caneta esferográfica”? Se já e não sabe o que significa, leia este post e descobrirá de uma vez por todas o que significa caneta esferográfica.
 

 

O que significa caneta esferográfica?

 

A palavra “esferográfica” está relacionada com “esfera”, já esse objeto é parte fundamental da composição do produto.

E isso tem a ver com o funcionamento da caneta, que envolve uma esfera rolante em sua ponta.

Basicamente, a tinta mantida no “tubo” interno da caneta envolve uma esfera na ponta dela. Quando a caneta passa pelo papel, a esfera rolante desliza e deposita a tinta que a envolvia na superfície.


 

Existem outros tipos de canetas?

 

Sim! Existem outros tipos de canetas além da esferográfica, como a hidrográfica.

A caneta hidrográfica é a marca texto, ou a “canetinha” escolar. Esse tipo de caneta está disponível com diversos formatos de pontas e tamanhos também.

Outro tipo de caneta, mais antiga e clássica, é a tinteiro. Ainda é usada hoje com status de luxo e alta classe.


 

Diferenças entre esferográfica e hidrográfica

 

Existem diversas diferenças entre esses dois tipos de caneta. Vamos alistar algumas delas.

♦     Esferográficas: possuem uma microesfera na ponta, com tinta à base de óleo. Possuem pouca variação de cores facilmente acessível, e possuem uso abrangente e mais profissional, sóbrio.
♦     Hidrográficas: possuem ponta em feltro, com tinta à base de álcool ou água. Grande variedade de cores disponível, com uso mais artístico, escolar e pessoal.
♦     Tinteiro: possuem ponta de metal, com tinta oleosa espessa que não é alocada dentro da mesma, mas sim em recipiente externo. Pouquíssima variedade de cores, com utilização premium, para demonstrar status, principalmente para assinar contratos empresariais ou pessoais importantes.


 

Origem da caneta esferográfica

 

A origem das canetas remete-se à década de 30 do século XX, quando o jornalista Biró tentou criar uma caneta que utilizasse a mesma tinta da impressão de jornais, já que a tinta de jornais era resistente e secava rapidamente, ao contrário das tintas usadas em tinteiros.

O inventor húngaro posteriormente se mudou para a Argentina e vendeu sua patente para Eversharp-Faber nos EUA e Marcel Bich na França (origem das canetas Bic).

A partir daí surgiram diversas marcas que conhecemos hoje em dia.


 

Mais do que uma caneta esferográfica comum

 

As canetas são produtos muito importantes no nosso dia a dia, e são muito utilizadas em todos os tipos de empresas.

Se sua empresa está precisando de um brinde para dar a seus clientes e colaboradores e divulgar Sua Marca, as canetas são ótimas opções!

Temos disponíveis modelos em papelão, bambu, plástico, metal e outros materiais.

Além disso, temos canetas de todos os modelos, desde as mais simples até canetas mais elegantes e elaboradas, como a caneta com cristais Swarovski.

Acesse nossa categoria de canetas personalizadas para dar uma olhada em todas essas opções.
 
SHARE