Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

O que é a Serigrafia e como funciona

0 comentarios 07 de Fevereiro, 2022 Por Km Brindes

Os brindes podem ser personalizados utilizando diversas técnicas de gravação. Cada método é utilizado baseado na característica do material, formato e tamanho do produto.

Neste post, iremos abordar a técnica da serigrafia, também conhecida como silk-screen ou simplesmente silk, uma das mais comuns e mais utilizadas para a personalização de brindes.
 

O que é Serigrafia?



A palavra “serigrafia” vêm do grego e significa “escrever na seda”, já que as primeiras telas utilizadas nesse processo de gravação eram confeccionadas em seda.

A serigrafia é uma técnica utilizada a séculos com objetivos artísticos, podendo ser usada em obras de arte ou na personalização de objetos no geral.

A técnica é baseada na passagem da tinta através de uma membrana permeável vazada com o formato desejado da impressão. O processo para a gravação da logo no produto ocorre da seguinte maneira:

 
  1.  
  2. A tela, confeccionada em poliéster ou nylon, recebe uma camada de emulsão própria para a impressão serigráfica;
  3.  
  4. A logo a ser aplicada é impressa em um papel vegetal ou fotolito (que dá maior qualidade à impressão), que é posicionado embaixo da tela, que já está com a emulsão aplicada;
  5.  
  6. A tela é exposta diretamente à luz, de preferência em um ambiente vedado, e ocorre a gravação da logo: no local em que o papel vegetal é preto é onde a tinta passará e aplicará a marca no produto;
  7.  
  8. Após isso, retirasse a tela gravada, e esta pode ser acoplada em uma garra, posicionada em uma mesa de serigrafia;
  9.  
  10. A tinta é depositada na tela, e com a ajuda de um rodo de madeira ou alumínio é puxada sobre toda a superfície da tela. Assim, a tinta passa por onde a tela está marcada (que corresponde à gravação preta no fotolito);
  11.  
  12. O produto é colocado em descanso para secagem da tinta.
 
 
Se a gravação tiver mais de uma cor de impressão, o processo de impressão é repetido para cada cor, alterando-se apenas a arte gravada.

A serigrafia também se difere entre os produtos referente à tinta utilizada. A maioria dos brindes em plásticos, produtos naturais e sintéticos são gravados com tintas vinílicas. Já os produtos feitos em tecidos são impressos com uma tinta específica para tecidos.
 

Tipos de Serigrafia



A KM Brindes utiliza duas técnicas de serigrafia diferentes para gravar a logo de sua empresa em nossos brindes personalizados. São elas:
 
  1. Serigrafia Plana: utilizada em produtos com superfície plana para gravação, como mochilas, camisetas, cadernos, sacolas e outros. Ideal para gravações pequenas ou grandes, sendo prática para aplicar logos com até 4 (quatro) cores de impressão. É realizada manualmente por impressores, mas também pode ser feita automaticamente por modernas máquinas;
  2.  
  3.  Serigrafia Cilíndrica: técnica utilizada em produtos com superfície curvada, como squeezes, garrafas, copos e canecas. É automatizada, sendo a gravação realizada por uma máquina, programada pelo impressor para atingir o tom e ângulo correto de gravação.
  4.  
Em nosso canal no YouTube, temos dois vídeos demonstrando essas duas técnicas da serigrafia de maneira prática, a serigrafia plana e a serigrafia cilíndrica.
 

Quais produtos são personalizáveis com a Serigrafia?



Em nossa linha de produtos, temos centenas de opções de brindes personalizados que podem ser impressos utilizando a técnica da serigrafia. Alguns deles são:
  1.  
  2. Guarda-chuvas personalizados;
  3. Bolsas, sacolas e mochilas personalizadas;
  4. Cadernos e blocos personalizados;
  5. Power banks personalizados;
  6.  Necessaires personalizadas;
  7. Camisetas personalizadas;
  8. Calendários personalizados;
  9. Copos personalizados;
  10. Squeezes personalizados.
 

Quais as vantagens da Serigrafia na hora de personalizar os brindes?



A serigrafia possui um custo relativamente baixo de gravação, e é uma técnica muito abrangente, podendo ser utilizada na maioria dos produtos comercializados como brindes corporativos.

Também, a serigrafia proporciona gravações precisas, com cores vivas e densas, e grande área de gravação.

Mesmo com logos que envolvam o encaixe de cores, é possível fazer impressões limpas e bonitas.
 

Sem dúvida, a serigrafia é uma técnica de impressão essencial para qualquer empresa de brindes personalizados.

É ideal para personalizar uma grande quantidade de produtos, como blocos de anotações personalizados e mochilas personalizadas.

Veja nossa linha completa de produtos e garanta seus brindes personalizados com sua logo!

 
SHARE