Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

Bluetooth – O que é, como funciona e aplicações

0 comentarios 28 de Março, 2022 Por Km Brindes

Existem diversas tecnologias que nos acompanham diariamente por toda a vida, e o Bluetooth é uma delas.

Neste post, abordaremos fatos e curiosidades sobre essa importante tecnologia de comunicação, como funciona e onde é utilizada em nosso dia a dia.
 

O que é o Bluetooth?


O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação e troca de dados entre dois ou mais aparelhos à distância, sem uso de fios.

A ideia era trazer praticidade e eliminar a necessidade de se fazer conexões apenas dentro da distância que o fio alcançaria.

O Bluetooth continua se desenvolvendo até hoje e já está em sua quinta versão principal desde o lançamento, tendo melhorado muito em capacidade de transmissão e consumo de energia.

Dependendo do aparelho a conexão consegue ser realizada a até 100 metros de distância.
 

Como surgiu o Bluetooth


O Bluetooth surgiu em 1994, como um projeto da empresa de tecnologia Ericsson.

A ideia era eliminar a necessidade de comunicação por meio de fios, e possibilitar a conexão de máquinas à distância. Isso traria muita praticidade e facilidade para o dia a dia de muitas pessoas e empresas.

O projeto começou a tomar força e atrair o interesse de outras empresas, quando em 1998 criou-se o Bluetooth SIG (Bluetooth Special Interest Group), formado por Ericsson, IBM, Intel, Toshiba e Nokia.

Com a cooperação entre essas empresas a tecnologia pode se desenvolver e evoluir cada vez mais, trazendo inovação e praticidade.
 

Como funciona o Bluetooth


O Bluetooth utiliza uma tecnologia de comunicação por meio de ondas de rádio com frequência curta, e também conta com um sistema de divisão de canais de conexão que impede o Bluetooth de causar ou receber interferências.

A frequência utilizada pelo Bluetooth é a 2.45 GHz, sendo praticamente aceita e funcional em todo o mundo.

Quando dois dispositivos são ‘emparelhados’ (nomenclatura dada quando a conexão por Bluetooth é bem-sucedida), ambos podem então receber e enviar dados, fotos e outros, além de exercer outras funções como liga/desliga, aumentar/diminuir volume, etc.

A maior parte dos aparelhos com Bluetooth hoje em dia conseguem se conectar a distâncias de 1 a 10 metros, resultando numa transmissão segura e estável.

Para a conexão ser realizada, é necessário que ambos os aparelhos envolvidos aceitem a transmissão.
 

Quais os usos do Bluetooth?


O Bluetooth é uma tecnologia amplamente utilizada hoje em dia, em diversos aspectos do dia a dia. O uso mais comum é nos smartphones, em que é utilizado para se conectar a outros aparelhos e até a eletrodomésticos.

O bluetooth também é utilizado em fones de ouvido, caixas de som, smartwatches e outros aparelhos.

Com as caixas de som bluetooth, você consegue escutar suas músicas preferidas em alto e bom som na piscina, no chuveiro, no churrasco de fim de semana, e em outras oportunidades.

E o headphone bluetooth é muito prático tanto para trabalhar quanto para se divertir, trazendo conforto para quem usa, sem necessidade de fios.

Os headphones atuais possuem muita versatilidade e podem ser conectados a celulares, computadores, videogames e até carros mais modernos.

Em nosso site você pode encontrar diversos modelos de fones de ouvido personalizados com bluetooth e de caixas de som personalizadas com bluetooth.

Se gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida, comente logo abaixo!

 
SHARE