Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

Saiba quais são os tipos de grãos de café e de bebidas

0 comentarios 14 de Abril, 2021 Por Km Brindes
     Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água? E que também o café é o segundo produto mais comercializado do planeta, atrás apenas do petróleo? O Brasil é o segundo maior consumidor e o maior exportador de café do mundo. Ele faz parte do dia a dia, da manhã e da tarde de milhões de brasileiros. E existem diversos tipos de grãos de café que são comercializados, causando certa curiosidade sobre o que muda de um para o outro. Vamos explorar então o mundo do café!

     Primeiramente, o sabor, aroma e características do café são diretamente influenciados pelo ambiente e maneira que o grão foi plantado e torrado. O grau de torrefação que o grão é submetido faz com que sua coloração e sabor mudem, potencializando (ou não) suas características. A torra clara visa um café mais ácido e menos amargo, sendo usado no método expresso. A torra média visa um equilíbrio entre as características do grão, sendo usado em métodos coados. E a torra escura resulta num grão mais amargo, sendo mais usado em máquinas. A moagem e o tempo entre a colheita e o consumo também influenciam nas características dos grãos.

     Os grãos de café são originários de uma planta que possui duas espécies principais, conhecidas por Arábica e Robusta. Dependendo de qual espécie o grão é, seu sabor e aroma são diferentes. Vamos conhecê-los:

          Café Arábica: é um grão com sabor especial. Possui 50% menos cafeína e um teor maior de açúcares, sendo a variedade mais usada para cafés finos e bebidas especiais. Seus principais grãos são o Bourbon (achocolatado, aroma forte e moderadamente ácido), Kona (gourmet, considerado por muitos o melhor café do mundo), Catuaí (possui doçura natural e acidez moderada) e o Acaiá (sabor suave que remete a frutas, achocolatado e acidez média).
          Café Robusta: conhecido também por Conilon, tem bem mais cafeína e sabor amargo. A planta é mais resistente e de plantio mais fácil quando comparada à Arábica. Um de seus usos mais comuns é no café instantâneo ou solúvel.

     As diferentes bebidas que são feitas com café incluem: espresso ou expresso (café puro, feito sob pressão; cria uma espuma que preserva seu aroma e sabor), cappuccino (café com leite, resultando em alta cremosidade), Irish coffe (bebida irlandesa que mistura whisky e café), latte (café com leite ou pingado), macchiato (versão adocicada do espresso com leite) e mocha (café espresso, leite e chocolate), além de muitas outras.

     Independentemente do tipo de grão e bebida, o café é uma bebida indispensável no nosso dia a dia! Você pode conferir nossas opções de copos e canecas personalizados com Sua Marca para seus Clientes e Colaboradores apreciarem um delicioso café.
SHARE