Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

O que está envolvido na Segurança do Trabalho?

0 comentarios 28 de Abril, 2021 Por Km Brindes
     A Segurança do Trabalho é uma área fundamental nas empresas. Ela impacta diretamente no dia a dia de trabalho dos funcionários e no seu ambiente de trabalho também. Mas, o que é exatamente a Segurança do Trabalho? Um conjunto de medidas de prevenção implementadas para proteger e reduzir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais dos colaboradores de determinada empresa. Ela é realmente importante? Com certeza! Evita diversos males aos colaboradores e aumenta a qualidade dos processos internos.

     Dependendo do tamanha da empresa, é interessante ter seus próprios funcionários da área de Segurança do Trabalho, que farão as inspeções para analisar o que pode ser feito para aumentar a segurança. Também, ela pode possuir uma SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) ou CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para organizar a conscientização em relação à ST. Os esforços da sua área de Segurança do Trabalho para aumentar a segurança (baseados nas NRs aplicáveis) podem englobar eventos, palestras, orientações, medidas práticas no ambiente, local, vestimenta e maquinário de trabalho e medidas corretivas. Algo importante que envolve a Segurança do Trabalho é o uso de EPIs e EPCs (Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, respectivamente) quando necessário pelos funcionários. Todas essas ações contribuem positivamente para um aumento da segurança do trabalho.

     Nesse quesito, cada colaborador tem a responsabilidade de colocar em prática as sugestões e regras que envolvem a Segurança do Trabalho, visando assim manter a sua saúde e integridade física e evitando acidentes de trabalho (que ocorrem no exercício de qualquer trabalho para a empresa), doença profissional (desencadeada pelo exercício da profissão) e doença do trabalho (adquirida mediante condições especiais do trabalho exercido).

     Muito mais pode ser dito sobre Segurança do Trabalho. Um pouco disso é tratado nas empresas anualmente por meio da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). Através de diversas atividades (como jogos e gincanas), as empresas fornecem presentes e premiações e, ao mesmo tempo, conscientizam sobre a Segurança do Trabalho. Temos uma linha completa de Brindes Personalizados voltados especialmente para a SIPAT de sua empresa; confira aqui os brindes para SIPAT!
 
SHARE