Whatsapp KM Brindes
  • Cesta de Orçamento

    Sua sacola está vazia

Como funciona o carregador por indução para smartphones?

0 comentarios 13 de Agosto, 2021 Por Km Brindes
     A tecnologia de carregamento por indução, também conhecida como wireless, está cada vez mais presente nos aparelhos celulares mais modernos. A partir do lançamento do Samsung S6 e Apple X, o carregamento por indução se tornou um item básico nos novos celulares. Mas, pensar em carregar o celular sem um fio conectado à tomada parece mágica. Será mesmo? Como funciona o carregador por indução? Vamos ver.
     
     Embora pareça futurista, a ideia de se transmitir energia pelo ar é relativamente antiga, originário de Nikola Tesla no final do século XIX. Ele criou alguns protótipos iniciais, porém o uso comercial só se tornou possível mais recentemente devido aos altos custos dessa tecnologia no passado (agora mais acessível). O padrão de carregamento por indução usado até hoje pelas maiores fabricantes de celulares surgiu em 2008 (chamado de “Qi”), e funciona a base de bobinas eletromagnéticas. Mas, como isso realmente acontece?
     
     Primeiramente, a base carregadora estará conectada à tomada, sendo alimentada por uma corrente elétrica alternada. Essa corrente é enviada para uma bobina transmissora, que gera um campo magnético à medida que a corrente flui por ela. O campo magnético criado na base gera uma corrente no interior da bobina receptora (ou seja, a bobina dentro do celular) quando este está a uma curta distância (até 45 mm). O circuito do celular converte essa corrente alternada em corrente contínua, que finalmente carrega à bateria do dispositivo.
     
     A tecnologia de carregamento por indução com certeza ganhará cada vez mais destaque no futuro, assim como foi com outros sistemas de transmissão sem fio (bluetooth, wi-fi, entre outros). O processo elimina a necessidade de fios e mais fios, e também fica muito mais bonito na mesa do escritório ou em casa. Por isso, não deve ser nenhuma surpresa se em breve a maioria dos smartphones que usarmos no dia a dia possuir essa tecnologia.
     
     Os carregadores sem fio são aparelhos que ficam junto de seus colaboradores e clientes no dia a dia. Temos várias opções de carregadores personalizados com Sua Marca, tanto com quanto sem fio.
 
SHARE